O que é DTM ou Disfunção Temporo-mandibular?

DTM ou Disfunção Temporo-mandibular

Movimento mandibular

DTM ou Disfunção Temporo-mandibular é um desarranjo que envolve a articulação temporomandibular, a articulação responsável por realizar o movimento de abrir e fechar a boca.

Muitas pessoas tem esse problema mas não se dão conta disso. Se você tem dores de cabeça com freqüência ou no pescoço, dores na região do ouvido, zumbido freqüente, acorda com dores na musculatura facial, tem dificuldade de abrir a boca ou percebe estalos ao abrir e fechar a boca, você pode ter algum tipo de desarranjo em sua articulação.

As causas são variadas e normalmente estão associadas a problemas na disposição e encaixe dos dentes junto com hábitos parafuncionais.

O que são hábitos parafuncionais?

As funções normais que envolvem nossa boca são: mastigar (os alimentos no momento das refeições), falar e deglutir (engolir). Tudo que fazemos além dessas funções é chamado de parafunção. Portanto roer unha, mascar chicletes, morder objetos, ficar com os dentes em contato por muito tempo, apertar os dentes, são considerados hábitos parafuncionais. O desenvolvimento desses hábitos muitas vezes está relacionado ao estado emocional e estresse.

Se realizamos apenas as funções normais, nossos músculos faciais permanecem, na maior parte do tempo relaxados, e isso, aliado a um encaixe harmônico dos dentes, garante a saúde da articulação.

A parafunção pode levar a problemas na articulação.

Os tratamentos para esses problemas são variados, podem envolver uso de aparelhos específicos, acupuntura, fisioterapia, laser e até regressão. Se você identificou algum dos sintomas citados, procure um dentista. Verá como o tratamento da DTM pode melhorar sua qualidade de vida!

This entry was posted in ATM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>